terça-feira, 20 de setembro de 2011

OLÁ PESSOAL, BEM VINDOS A MEU BLOG.


Sou projetista industrial e trabalho em uma conceituada empresa de Engenharia no desenvolvimento de projetos industriais para usinas de álcool e açúcar.

Nada a ver este meu blog (marcenaria caseira) com o que faço né!

Mas, na verdade, tem tudo a ver e muito. É muito prazeroso.

Por ser projetista, consigo desenvolver e enxergar melhor as disposições de cômodos de uma residência, fazer levantamento quase 100% de custos de uma reforma ou uma obra nova, levantar quantitativos de materiais a serem empregados, estimar tempo de execução de obra, etc.

Recentemente (Junho/2011) dei uma reformada em minha residência onde ao chegarmos aos finalmente da reforma (pintura, decoração, gabinetes de banheiros, etc.) solicitei a um marceneiro orçamento para execução de dois gabinetes planejados, dos banheiros social e casal. Qual foi minha surpresa? O preço.

Simplesmente, em dois gabinetes de mais ou menos 60cm, cor branca, material de MDF de 15mm revestido duas faces, o mesmo orçara em R$ 450,00 (quatrocentos e cinqüenta reais) cada um. Achei caro demais e a partir daí, graças à internet saí pesquisando como se daria a aplicação desse material e como transformá-lo em móveis.

O mais gostoso disso tudo é saber que não é tão difícil montá-los (não desprezando o trabalho de oficiais de marcenaria), sendo que tendo um pouco de bom senso, visão e capricho, dá pra fazer muita coisa em casa. No meu caso, agora que adotei como “HOBBY”, os faço na garagem né.

Bom, comprei uma furadeira, uma parafusadeira, um serrote pequeno, lima, trena, metro, esquadro metálico, estilete, brocas para madeira e concreto, extensão, régua de aço inox de 1 metro, espátula, trincha estreita para aplicação de cola, arranjei uma bancada metálica para montagem dos gabinetes, e outras coisas mais. “Se achei um marceneiro né”.

Para minha felicidade descubro que nos dias atuais, as empresas que vendem esse material, já os entrega cortados com as medidas que você quiser, pagando uma pequena taxa de corte.

Pessoal, as placas de MDF geralmente medem 1,83m por 2,75m totalizando uma área de 5,03m2, dá pra fazer coisas pra caramba.

Desenvolvi meu projeto para os dois gabinetes e na garagem da minha casa saímos eu e meu cunhado Vicente montando-os a noite nas horas de folga e aos finais de semana. E para não estender muito a conversa gastei só R$ 130,00 (cento e trinta reais) em uma placa de MDF 15mm, revestidas as duas faces e cortadas, dobradiças para as portas, parafusos auto-atarraxantes para mdf, cola de contato, puxadores cromados, fita de acabamento, parafusos com buchas, querosene para limpeza das peças, estopa, etc.

Bom, desta primeira empreitada, postarei algumas fotos para vocês terem uma idéia de como ficou e mais adiante postarei outras. Vem coisa boa por aí hein.


 Lavatório Social - Antes





Lavatório Casal - Antes


Peças cortadas para início de montagem
 

Projeto, Ferramentas, Peças cortadas
(Olhem minha bancada de trabalho, kkkkkkkkkk)


Um dos Gabinetes sendo montado


Gabinete do Banheiro Casal
sendo instalado


Gabinete Banheiro Casal quase pronto


Gabinete Banheiro Casal
faltando instalar a porta


Gabinete Banheiro Social Finalizado


Gabinete Banheiro Casal - Porta Aberta

Gabinete Banheiro Casal Finalizado


Bem pessoal, gostaria aqui nesse espaço agradecer a paciência e tolerância que esse parceiro teve comigo quanto a algumas dicas na execução deste projeto.

MADEFER MADEIRAS & FERRAGENS LTDA.
Av. Brasil, 305 - Ribeirão Preto -SP
(16) 3626-64-61
(16) 3969-53-50
André/Ricardo/Bruno/Binho

















3 comentários:

  1. achei otma suas ideias sou ,mulher mas amo tudo isto que se refere aobras e acabamneto aind anao fiz nad amas voui fazer com certeza

    ResponderExcluir
  2. Achei muito incentivador as suas colocações e o seu trabalho, parabéns. Já está me ajudando no projeto de um armário, inclusive para uma menina, minha filha, gostei mesmo...bem o que eu tava procurando. Obrigado e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito incentivador suas colocações e o seu trabalho também.Parabéns..já vou copiar umas coisinhas do seu armário que também é para uma menina, minha filha. Obrigado e sucesso!

    ResponderExcluir